terça-feira, 22 de junho de 2010

Mercado literário ganha novo livro em 2010

O novo livro de Staël Gontijo será lançado neste ano pela Editora Autêntica. O tema ainda é “segredo”, mas a escritora garante que é bastante atrativo e não sairá da linha do “baseado em fatos reais” como foi o seu primeiro romance (Cogumelo de Espuma). “Trata-se de partilhar com o leitor a luta de personagens reais para vencer seus conflitos e dramas.” – diz a autora.

Fique de olho, pois o livro promete.
Cogumelo de Espuma vira e-book


Você agora encontra Cogumelo de Espuma na Internet. A Editora Freitas Bastos lançou o romance em e-book, um mercado promissor que já caiu no gosto mundial. Clique aqui para ter acesso.
Escritora na FliPoços outra vez

A autora de Cogumelo de Espuma participou no dia 29 de abril da 5ª feira de livros de Poços de Caldas. Dessa vez, Staël Gontijo falou sobre a construção do livro e a influência do “Jornalismo Investigativo na Literatura”.
Num bate-papo descontraído, a autora disse da dificuldade de pesquisa quando o assunto se trata de interesse de poderosos, mas que mesmo assim, com a ajuda do “sigilo de fontes” ela avançou o suficiente para escrever o romance que na última hora sofreu alterações: “Uma das partes interessadas que já havia prometido autorização biográfica desistiu na última hora e tive que refazer nomes, perfis e alguns detalhes. Mesmo com algumas surpresas, cumpri a etapa... lancei um romance inspirado em fatos reais.” – declarou Staël Gontijo, e completou: “No fim, o que importa foi a oportunidade de lançar Cogumelo em todo o país e de ele ter agradado o leitor brasileiro; estou alegre com o resultado.”
A alegria de Staël Gontijo se justifica, pois o mercado literário impõe dificuldades quase intransponíveis ao primeiro livro de um escritor, e ela conseguiu fazer do romance um Best-Seller da produção independente, pois em um ano no mercado o livro se esgotou. “Não é bem assim, ainda se encontra um ou outro exemplar nas livrarias... comigo, apenas 100 exemplares que às vezes penso em não comercializar.”
Escritora mineira e Ziraldo no "Literatura na Escola"

A escritora mineira Staël Gontijo, autora do livro Cogumelo de Espuma, esteve em Alfenas no dia 21 de maio, onde participou junto ao escritor Ziraldo, do programa “Literatura na Escola”, lançado pela prefeitura do município. O encontro, realizado no Centro de Convenções de Alfenas, visa o contato do estudante com o escritor brasileiro. Na ocasião, os autores explicaram como se constrói um livro. Os alunos se encantaram ao ouvi-los descrever os passos que vão desde a concepção do livro até o seu lançamento.

Staël Gontijo confessou a dificuldade que teve em contar para os alunos, com idade de 12 a 14 anos, sobre o tema de seu romance – já que se trata de uma história regada a assassinato, impunidade e corrupção. Mesmo assim, ela tirou de letra: “Tentei mostrar a eles que a literatura é fruto do curioso e da observação e que, com uma boa narrativa – que só se consegue lendo muito – a gente pode fazer do voar de uma borboleta ou de um simples lanche, uma boa história”. E completa: “Bastam três ingredientes básicos: imaginação, observação e curiosidade”.

A leitura, além de incentivar a busca da identidade, faz a criança se inteirar com a realidade. “Ler é tão importante quanto viajar ou respirar, pois amadurece a técnica e permite a imaginação voar livre”, disse Staël.

As crianças adoraram o encontro com os autores e, definitivamente, saíram de lá com o gosto maior pela leitura.
Autora de Cogumelo de Espuma divide palco com Rubem Alves
A autora de Cogumelo de Espuma, Staël Gontijo, participou no sábado (2 de maio) da IV Feira de Livros de Poços de Caldas, aonde dividiu o palco com Rubem Alves. A palestra dos autores lotou a Urca – antigo cassino transformado em centro cultural da cidade mineira.

No bate-papo literário, Staël Gontijo contou como foi a construção do romance. “Era para ser apenas uma matéria jornalística que acabou se tornando um romance.”

Questionada pela platéia sobre a criação dos personagens, a autora confessou que usou, sim, a técnica batizada por Proust de Roman a la clef, ou seja, livros que são escritos a partir de fatos reais – que são sugeridos no texto, sem indicação dos nomes dos personagens reais.

O enredo de Cogumelo de Espuma gira em torno do assassinato de uma modelo num hotel de luxo em Belo Horizonte. O livro foi lançado na Capital mineira em novembro do ano passado e desde então a escritora vem sendo convidada a participar dos eventos literários pelo Brasil. Ela lançou o romance no Rio de Janeiro em 2 de janeiro e vai lançá-lo também em João Pessoa no próximo mês.

Já Rubem Alves falou sobre o seu novo livro “Os Sete Pecados Capitais”.

Durante o evento, Poços de Caldas recebeu diversos expositores e estandes de editoras, além de personalidades como Maurício Kubrusly e Luís Fernando Veríssimo.

Staël Gontijo também lançou Cogumelo de Espuma em Itajubá. O evento foi na livraria Lápis de Cor e contou com a presença de autoridades municipais e do corpo acadêmico da cidade. Entre os convidados estavam o historiador Michel Oliveira e o prefeito Jorge Mouallen.

Cogumelo de Espuma chega às livrarias do Rio de Janeiro

Nessa sexta-feira (2/janeiro) o livro Cogumelo de Espuma foi lançado no Café João Ubaldo da Livraria e Expressão em Ipanema – Rio de Janeiro. O evento faz parte do projeto “Cogumelo de Espuma pelo Brasil”, que visa divulgar o romance nas principais capitais brasileiras. Além da capital carioca, o livro foi lançado em Petrópolis, pelo Grupo Nobel.

Além de disponibilizar o livro nos principais estados brasileiros o projeto Cogumelo de Espuma pelo Brasil visa inserir a autora em palestras, bate-papos e mesa redonda sobre literatura em feiras e programas de televisão. Staël Gontijo recebeu crítica favorável do programa Saia Justa (GNT), do Jornal do Brasil e do Jornal Estado de Minas. Ela teve o seu trabalho divulgado nos principais veículos da mídia mineira (eletrônica e impressa).

Produção independente, o romance vem superando as expectativas. No Brasil a média de venda de uma edição de escritor já consagrado é de 1000 livros em um ano. Cogumelo de Espuma já vendeu em dois meses o montante de 400 exemplares. Um fenômeno, principalmente por se tratar de primeiro romance publicado da autora.

Staël lançará o livro, ainda, em Itajubá e Poços de Caldas, aonde a autora abrirá a palestra de Rubem Alves (veja abaixo calendário de eventos). E ela não pára por ai, a jornalista está nos acertos finais para o lançamento em Porto Alegre (RS) e Montes Claros (MG). Até meados de julho Staël Gontijo pretende levar Cogumelo de Espuma em João Pessoa e São Paulo.