terça-feira, 22 de junho de 2010

Escritora na FliPoços outra vez

A autora de Cogumelo de Espuma participou no dia 29 de abril da 5ª feira de livros de Poços de Caldas. Dessa vez, Staël Gontijo falou sobre a construção do livro e a influência do “Jornalismo Investigativo na Literatura”.
Num bate-papo descontraído, a autora disse da dificuldade de pesquisa quando o assunto se trata de interesse de poderosos, mas que mesmo assim, com a ajuda do “sigilo de fontes” ela avançou o suficiente para escrever o romance que na última hora sofreu alterações: “Uma das partes interessadas que já havia prometido autorização biográfica desistiu na última hora e tive que refazer nomes, perfis e alguns detalhes. Mesmo com algumas surpresas, cumpri a etapa... lancei um romance inspirado em fatos reais.” – declarou Staël Gontijo, e completou: “No fim, o que importa foi a oportunidade de lançar Cogumelo em todo o país e de ele ter agradado o leitor brasileiro; estou alegre com o resultado.”
A alegria de Staël Gontijo se justifica, pois o mercado literário impõe dificuldades quase intransponíveis ao primeiro livro de um escritor, e ela conseguiu fazer do romance um Best-Seller da produção independente, pois em um ano no mercado o livro se esgotou. “Não é bem assim, ainda se encontra um ou outro exemplar nas livrarias... comigo, apenas 100 exemplares que às vezes penso em não comercializar.”

Um comentário: